Como surgiram os videogames?

Jogar é uma prática tão antiga quanto a própria humanidade. Não por acaso, teorias antropológicas definem o ser humano como homo ludens, destacando nossa capacidade natural de criar regras, desafios e formas de diversão. Mas em que momento essa necessidade de brincar deixou o espaço físico e passou a habitar telas e circuitos eletrônicos?

Os videogames surgem do encontro entre tecnologia e interatividade. Neles, o jogador realiza ações por meio de controles, teclados ou outros dispositivos de entrada e recebe respostas imediatas na tela, criando uma experiência dinâmica e envolvente. O que começou como experimentos simples com inputs e displays evoluiu rapidamente. Dando origem aos primeiros jogos eletrônicos e, mais tarde, a uma indústria que se tornaria a maior do entretenimento mundial.

Neste texto, vamos explorar como esses primeiros experimentos aconteceram, quais foram os jogos pioneiros e como os videogames deram seus primeiros passos rumo ao fenômeno cultural que conhecemos hoje.

Os primeiros videogames

A primeira ideia de um jogo eletrônico interativo surgiu em 1947. Em que, foi registrada a patente de um jogo em que se controlava, por meio de um botão, a trajetória de um míssil. Apesar da patente ter sido registrada, o dispositivo nunca foi construído, permanecendo apenas como uma ideia.

O primeiro videogame foi, de fato, construído em 1950. Chamado de Bertie the Brain, tratava-se de uma versão eletrônica do jogo da velha, desenvolvida para a Feira Nacional Canadense. O grande computador de metal tinha cerca de quatro metros de altura e era capaz apenas de jogar jogo da velha.

o primeiro videogame como surgiram os videogames
Foto de Bernard Hoffman

Esse protótipo inicial tinha como objetivo demonstrar as novas tecnologias de processamento e computação. O jogo em si não era a finalidade principal. Nesse início, os jogos eletrônicos estavam mais voltados à pesquisa acadêmica em inteligência artificial e à demonstração dos avanços no poder de processamento. Nesse período, destaca-se também o computador Nimrod, apresentado no Festival da Grã-Bretanha. Ele simulava exclusivamente o jogo de Nim, além de outros projetos como OXO, de Sandy Douglas, Checkers, de Christopher Strachey, e Sheep and Gates, de Stanley Gill, todos desenvolvidos em 1952.

Tennis for Two

O primeiro jogo desenvolvido com fins de entretenimento foi o Tennis for Two, em 1958. Trata-se de um videogame esportivo que simula uma partida de tênis. O físico americano William Higinbotham projetou o jogo para exibição na mostra pública anual do Laboratório Nacional de Brookhaven.

O jogo era exibido em um osciloscópio e jogado com dois controles de alumínio personalizados. Seus gráficos apresentavam uma quadra de tênis vista de lado. Em que os jogadores ajustavam o ângulo de seus golpes por meio de um botão no controle. Com objetivo de fazer a bola passar por cima da rede ao pressionar outro botão.

Spacewar!

No início dos anos 1960, os jogos ainda estavam restritos a demonstrações acadêmicas. O primeiro jogo a ser distribuído em múltiplos computadores, deixando de ficar limitado ao ambiente de pesquisa, foi Spacewar!, em 1962.

O jogo apresenta um foguete controlado pelo jogador em uma batalha de mísseis contra discos voadores em um campo estelar. Ele se tornou extremamente popular dentro da pequena comunidade de programadores da década de 1960. Seu código foi amplamente adaptado e recriado em outros sistemas de computador da época. Especialmente após a popularização dos computadores com monitores no final da década.

Em 2007, Spacewar! foi incluído em uma lista dos dez videogames mais importantes da história e, em 2018, introduzido no Hall da Fama Mundial dos Videogames pelo Centro Internacional para a História dos Jogos Eletrônicos.

os primeiros videogames spacewar!
Foto de Nik Clayton

Arcades e a era de ouro dos video-games 

A criação de linguagens de programação como o BASIC possibilitou que os jogos fossem compartilhados entre programadores e técnicos com acesso a computadores. No entanto, o grande público ainda não tinha acesso aos jogos eletrônicos. Essa realidade começou a mudar com o surgimento da indústria comercial de videogames no início da década de 1970. Quando os jogos de arcade, os consoles e os jogos para computador passaram a ser apresentados ao público em geral.

O primeiro videogame comercial foi o Computer Space, lançado em 1971, pela Nutting. Desenvolvido por Nolan Bushnell e Ted Dabney e baseado em Spacewar!. Bushnell, que havia trabalhado anteriormente com fliperamas, queria recriar Spacewar! no formato de um jogo de arcade. Uma versão protótipo foi exibida com sucesso por um curto período, em agosto de 1971, em um bar local.

Embora o jogo tenha sido bem-sucedido e tenha validado a crença no futuro dos jogos de arcade, ele não alcançou o sucesso esperado. Bushnell começou então a buscar outros parceiros fora da Nutting e abordou o fabricante de jogos de pinball Bally Manufacturing. Ele e Dabney deixaram a Nutting e estabeleceram escritórios da Syzygy em Santa Clara. Alterando o nome da empresa para Atari.

Pong

o primeiro videogame como surgiram os videogames pong
Foto de Rob Boudon

Inicialmente, Bushnell gostaria que o primeiro jogo publicado pela Atari, fosse um jogo de corrida. No entanto, Allan Alcorn, primeiro funcionário da empresa, acreditava que o jogo de corrida seria muito complicado para um primeiro projeto, ele sugeriu um protótipo de jogo de pingue-pongue. Como não conseguiram encontrar um fabricante, decidiram produzir os gabinetes do jogo por conta própria. Pong foi lançado em 1972, um ano após Computer Space. Foi um enorme sucesso comercial, vendendo mais de 8.000 unidades. Inspirou jogos similares a serem vendidos na América, Europa e Japão, e levou à popularização do gênero. Sendo considerado o primeiro grande sucesso comercial dos jogos eletrônicos.

O primeiro console 

No mesmo ano, em setembro de 1972, foi lançado o Magnavox Odyssey, o primeiro console de videogame doméstico comercial. O Odyssey consistia em uma caixa conectada ao aparelho de televisão, acompanhada de dois controles retangulares ligados por fios. Ele era capaz de exibir três pontos quadrados e uma linha de altura variável na tela, em preto e branco monocromático, com comportamentos diferentes para os pontos, dependendo do jogo.

A ideia de um console de videogame foi concebida por Ralph H. Baer em agosto de 1966. Nos três anos seguintes, ele, juntamente com Bill Harrison e Bill Rusch, criou sete protótipos sucessivos. O sétimo modelo, foi apresentado a diversos fabricantes antes de a Magnavox concordar em produzi-lo, em janeiro de 1971. Após o lançamento do console por meio de suas lojas, a empresa vendeu 69.000 unidades no primeiro ano e 350.000 unidades até o fim da produção, em 1975.

O console deu origem à série Odyssey de consoles dedicados, assim como ao Magnavox Odyssey 2, lançado em 1978. Um dos 28 jogos criados para o sistema, um jogo de pingue-pongue, serviu de inspiração para o bem-sucedido jogo de arcade Pong, da Atari, impulsionando, por sua vez, as vendas do Odyssey.

Como surgiu o videogame qual o primeiro console Magnavox Odyssey
Foto de Evan-Amos

Estouro da bolha e consolidação de grandes empresas 

A indústria cresceu rapidamente durante a chamada “era de ouro” dos jogos de arcade, do final da década de 1970 ao início da década de 1980, mas enfrentou uma grave crise no mercado de videogames da América do Norte em 1983, causada principalmente pela saturação do mercado.

Após esse colapso, a indústria passou por um processo de amadurecimento, sendo liderada por empresas japonesas como Nintendo, Sega e Sony, que estabeleceram novas práticas e métodos para o desenvolvimento e a distribuição de videogames, com o objetivo de evitar uma crise semelhante no futuro.

Uma indústria bilionária em constante crescimento

Atualmente, o desenvolvimento de jogos eletrônicos exige uma combinação de múltiplas habilidades, visão estratégica, trabalho em equipe e articulação entre diferentes setores, como desenvolvedores, distribuidoras e fabricantes de hardware, para que um jogo chegue com sucesso aos consumidores.

Em 2024, o mercado global de videogames registrou uma receita anual estimada de US$ 246,03 bilhões e deve se expandir para US$ 266,08 bilhões em 2025. Esse montante abrange hardware, software e serviços, superando o faturamento combinado das indústrias musical e cinematográfica.

O mercado de videogames é uma indústria dinâmica e em constante expansão. Abrangindo jogos para consoles, computadores e dispositivos móveis. Aqui no site, você encontrará conteúdos que exploram esse universo em profundidade: dos grandes estúdios e consoles que moldaram a indústria, os jogos que marcaram a história e os principais aplicativos para potencializar a experiência de jogo no smartphone. 

Este é o ponto de partida para entender como os jogos eletrônicos se tornaram um dos maiores fenômenos culturais e econômicos do mundo.